Tudo tem um preço
e, este preço está ligado a Jesus,
que deu sua vida por
nós na cruz do calvário.
Somos frutos de um amor,
que teve sua sequência
num instante de emoção,
mas que gerou nova vida.
Tudo tem um preço
e, este preço está ligado a Jesus,
que valorizou nosso existir
nos ofertando seu amor.
Somos frutos de um amor,
que teve sua sequência...
Mas, tudo tem um preço
e, este preço está ligado a Jesus.
(Joseph Romacoj - 2015
Itaperuçu, 21/09)
Um blog voltado para o ensino de LI, Port. e Artes, com uma dinâmica generalizada, apresentando materiais diversos para aulas de Língua Inglesa, Portuguesa e Artes, que auxiliam professores e alunos a se desenvolverem e a obterem dicas importantes. Nele é possível encontrar avaliações prontas, sendo tipo objetiva (múltipla escolha ou subjetiva (somatória) e inclusive vídeos que poderão ser utilizados em sala de aula. Local atual de trabalho: Colégio Est. F. Beda e J. Pioli - 2025
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segunda-feira, 21 de setembro de 2015
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Dicas para provas de
Múltipla Escolha
2. Após ler a questão inteira, pense na resposta antes de ler as alternativas. Desse modo, há menos chance de você se deixar confundir por alternativas parecidas e ambíguas.
3. Elimine as alternativas que são obviamente incorretas. Em cada questão, há geralmente uma ou duas alternativas que são gritantemente erradas – muitas delas nem fazem sentido. Mesmo que você não saiba a resposta à pergunta, ao eliminar as alternativas que são evidentemente incorretas, passa a ter mais chances de escolher a resposta certa. Por exemplo, se conseguir eliminar duas alternativas, e não tiver ideia da resposta correta, há 1/3 de chance de você escolhê-la. Afinal, sobraram três alternativas possíveis. Escolha uma delas. Se de cada três questões de cuja resposta você não tem ideia, você acertar uma, seu resultado na prova será melhor. Isso pode fazer toda a diferença e garantir sua vaga na faculdade e no curso de sua escolha.
4. Leia todas as alternativas antes de escolher uma delas. Em várias questões, há diversas respostas plausíveis. É importante lembrar: você precisa escolher a resposta que melhor responde à questão, e não simplesmente uma resposta que, teoricamente, pode ser considerada verdadeira.
5. Se a prova não o penaliza por escolher uma alternativa incorreta, responda a todas as questões. Não deixe nenhuma delas em branco, mesmo que não tenha a mínima ideia da resposta. Não responder à questão equivale a escolher a resposta incorreta. Mas se você adivinhar a resposta, há pelo menos a possibilidade de ter adivinhado corretamente. Os corretores da prova não têm como saber se você respondeu à questão corretamente porque sabia a resposta ou porque adivinhou e, para eles, não faz diferença. O que vale é a escolha da alternativa correta. Portanto, preencha uma resposta para todas as questões da prova.
6. Após responder a uma questão, não mude a resposta, a menos que tenha certeza de que errou. Estudos demonstram que a primeira escolha é geralmente a correta. Portanto, não se deixe levar por dúvidas e mudar suas respostas. Mude-a apenas se notar que preencheu a alternativa de forma incorreta (por exemplo, você pretendia escolher a alternativa b e, sem querer, escolheu a alternativa c) ou se, de repente, se lembrar de algum fato relevante à questão do qual não se lembrara quando a respondeu.
7. Em provas de múltipla escolha, é comum que haja opções como: “Todas as alternativas estão corretas” e “Nenhuma das alternativas está correta”. Se você tem certeza de que uma delas é correta, evidentemente não escolherá a resposta “Nenhuma das alternativas está correta”. Se tem certeza de que uma das alternativas é incorreta, tampouco escolherá a alternativa “Todas as alternativas estão corretas”. Essa dica parece óbvia, mas, frequentemente, esse tipo de pergunta confunde o aluno, em especial se ele estiver nervoso durante o exame.
8. Se houver alguma pergunta com alternativas “Todas as alternativas estão corretas” e “Nenhuma das alternativas está correta”, e você notar que há, no mínimo, duas alternativas corretas, é provável que a resposta certa seja “Todas as alternativas estão corretas”. Mas mesmo que você saiba que duas delas estão incorretas, pense bem antes de marcar “Todas as alternativas estão incorretas”. Dificilmente essa será a resposta certa, pois o exame quer testar seu conhecimento, e não sua habilidade de detectar o que é falso ou incorreto. “Nenhuma das alternativas” é usada com frequência porque quem escreveu a questão não consegue pensar em mais de três ou quatro alternativas plausíveis para ela. Obviamente, não podemos garantir que seja sempre esse o caso. Nosso propósito aqui é oferecer dicas, não garantias.
9. Em muitos casos, a alternativa correta é a mais longa – a que traz mais informação. Se você não tem ideia da resposta e não consegue eliminar nenhuma das alternativas, escolha a mais longa.
10. Se há duas alternativas antitéticas, isto é, uma é o oposto da outra, é provável que uma delas seja a correta. Portanto, se você não tiver ideia da resposta, escolha uma dessas duas.
11. Se você conhece o assunto testado por uma questão, mas está tendo dificuldades em responder a ela porque parece haver mais de uma resposta possível, compare-as com cuidado. Deve haver algum detalhe em uma das alternativas que a torne incorreta. Caso contrário – se houver mais de uma alternativa correta – a questão será eliminada, o que é algo constrangedor para os autores e administradores do exame.
12. Lembre-se de que você está sempre buscando a melhor resposta – uma afirmação ou fato que seja sempre verdadeiro, sem exceção.
1. Se há cinco alternativas – a, b, c, d, e – e você precisa adivinhar, mas não consegue eliminar nenhuma alternativa que seja obviamente incorreta, recomendamos que escolha a resposta b ou c. Essa sugestão é, inegavelmente, um pouco radical, mas a fazemos porque muitos autores de questões de múltipla escolha geralmente colocam a resposta correta em uma das alternativas do meio. O motivo disso é que muitos alunos completamente despreparados para a prova decidem escolher a primeira ou a última resposta para todas as questões, pois acreditam que, dessa forma, acertarão pelo menos 1/5 das perguntas. Os alunos imaginam que 20% das respostas são a, 20% são b, 20% são c, 20% são d e 20% são e. Portanto, acreditam que se escolherem sempre a mesma resposta, acertarão 20% das questões. Para evitar isso, muitos elaboradores de provas costumam colocar as respostas corretas nas alternativas b ou c.
Atenção: Muitos alunos se preocupam quando notam que há um padrão nas alternativas que escolheram. Por exemplo, muitas de suas respostas são a alternativa b. Outra possibilidade: as alternativas seguem um padrão como: a, b, a, b, a, b. Ao responder às questões, não se preocupe com coisas assim. Concentre-se em fazer uma boa prova. O importante é procurar a alternativa correta, e não se preocupar com padrões de respostas. Raramente um exame é feito com uma distribuição estatística equânime entre as respostas. É possível que muitas das alternativas corretas sejam a mesma letra.
2. Quando uma pergunta, principalmente na área de Humanas, inclui alternativas com termos muito absolutos – “sempre” ou “nunca” – é provável que sejam incorretas. Geralmente são as alternativas que contêm palavras como “geralmente” ou “na maioria dos casos” que são as corretas. O motivo disso é que, com exceção de uma Ciência Exata como Matemática, afirmar que algo é sempre verdadeiro dá margem a que a questão seja contestada e, possivelmente, anulada.
1. Geralmente há mais alternativas verdadeiras do que falsas na prova. Lembre-se de que os examinadores querem testar o quanto você conhece e não o fato de você conseguir detectar informações incorretas.
2. Se você não for penalizado por escolher a resposta errada, sempre adivinhe, mesmo que você não tenha a menor ideia se a resposta é “verdadeiro” ou “falso”. Lembre-se de que em uma prova Verdadeiro/Falso, você sempre tem, no mínimo, 50% de chance de escolher a resposta correta. Afinal, há apenas duas possibilidades.
3. Leia a pergunta com muito cuidado antes de responder a ela. Os examinadores sabem que há apenas duas respostas (portanto, há muita chance de alguém fazer uma boa prova mesmo que não esteja bem preparado) e eles não querem que alunos mal preparados tenham um bom desempenho no exame. Portanto, as perguntas podem conter “pegadinhas”.
4. Ao mesmo tempo, não se torne paranóico: se você sabe a resposta, não fique imaginando que seja uma pegadinha. Por exemplo: Verdadeiro ou Falso: O Canadá se localiza na América do Norte. Você pode pensar que a pergunta é óbvia demais e que, portanto, deve haver uma pegadinha. Não há. Pode ser óbvia para você, mas não para outras pessoas.
5. Palavras como “sempre” e “nunca” geralmente indicam que a resposta é falsa. Por exemplo: Verdadeiro ou Falso: No Brasil, nunca neva. A alternativa não pode ser “Verdadeiro”, pois apesar de ser um evento raro, já nevou no Brasil.
6. Palavras e frases como “geralmente”, “às vezes”, “em muitos casos”, em geral significam que a resposta é “Verdadeiro”.
7. É importante ressaltar que, se qualquer parte de uma questão de Verdadeiro/Falso for incorreta, a resposta será necessariamente “Falso”. Contudo, se parte de uma frase for verdadeira, isso não significa que toda a afirmação é verdadeira. Todas as informações precisam estar corretas para que a resposta seja “Verdadeiro”.
Quase
todos os exames vestibulares e o ENEM são provas de múltipla escolha. É normal
que o aluno, por mais que tenha se preparado, sinta-se um pouco nervoso no dia
do exame, pois afinal, tanto um como outro podem decidir seu futuro educacional
e até profissional.
Nosso objetivo neste artigo é sugerir
algumas dicas para ajudar o estudante a maximizar seu desempenho em provas de
múltipla escolha e verdadeiro/falso. É importante ressaltar que, às vezes, o
desempenho em uma prova de múltipla escolha não reflete conhecimento ou
preparo: há alunos mal preparados que têm bom desempenho na prova e há alunos
bem preparados que tem desempenho pior do que o esperado. O motivo disso é que
um teste cujas questões não são dissertativas não oferece ao aluno a
oportunidade de demonstrar o quanto entende do assunto. Em uma questão de
múltipla escolha, há apenas certo ou errado. Isso significa que alguém com
sorte na prova pode ter melhor desempenho do que outro que realmente se
preparou, mas que tem dificuldades em responder a perguntas de múltipla
escolha.
Muitos alunos têm dificuldades com
questões de múltipla escolha porque as alternativas são frequentemente ambíguas
e muito parecidas, umas com as outras. As questões são elaboradas dessa forma
para confundir os alunos – mesmo aqueles que têm bom conhecimento do assunto
testado. Nosso objetivo neste artigo é ensinar o aluno a empregar o raciocínio
dedutivo, a lógica e o bom senso para escolher bem em questões de múltipla
escolha – principalmente quando ele não sabe com plena certeza a resposta
correta. Nossa meta é que as dicas a seguir o ajudem a maximizar seu desempenho
na prova e a se sentir mais confiante ao responder às perguntas.
Dicas
para provas de múltipla escolha:
1. Leia a questão por inteiro
antes de responder a ela. Muitos alunos cometem o erro de responder à questão
antes de lê-la na íntegra e, às vezes, escolhem uma alternativa que, embora
seja verdadeira, não é a resposta à pergunta. Trata-se de uma “pegadinha” muito
comum. De fato, o tempo é limitado, mas leia todas as questões do começo ao
fim!2. Após ler a questão inteira, pense na resposta antes de ler as alternativas. Desse modo, há menos chance de você se deixar confundir por alternativas parecidas e ambíguas.
3. Elimine as alternativas que são obviamente incorretas. Em cada questão, há geralmente uma ou duas alternativas que são gritantemente erradas – muitas delas nem fazem sentido. Mesmo que você não saiba a resposta à pergunta, ao eliminar as alternativas que são evidentemente incorretas, passa a ter mais chances de escolher a resposta certa. Por exemplo, se conseguir eliminar duas alternativas, e não tiver ideia da resposta correta, há 1/3 de chance de você escolhê-la. Afinal, sobraram três alternativas possíveis. Escolha uma delas. Se de cada três questões de cuja resposta você não tem ideia, você acertar uma, seu resultado na prova será melhor. Isso pode fazer toda a diferença e garantir sua vaga na faculdade e no curso de sua escolha.
4. Leia todas as alternativas antes de escolher uma delas. Em várias questões, há diversas respostas plausíveis. É importante lembrar: você precisa escolher a resposta que melhor responde à questão, e não simplesmente uma resposta que, teoricamente, pode ser considerada verdadeira.
5. Se a prova não o penaliza por escolher uma alternativa incorreta, responda a todas as questões. Não deixe nenhuma delas em branco, mesmo que não tenha a mínima ideia da resposta. Não responder à questão equivale a escolher a resposta incorreta. Mas se você adivinhar a resposta, há pelo menos a possibilidade de ter adivinhado corretamente. Os corretores da prova não têm como saber se você respondeu à questão corretamente porque sabia a resposta ou porque adivinhou e, para eles, não faz diferença. O que vale é a escolha da alternativa correta. Portanto, preencha uma resposta para todas as questões da prova.
6. Após responder a uma questão, não mude a resposta, a menos que tenha certeza de que errou. Estudos demonstram que a primeira escolha é geralmente a correta. Portanto, não se deixe levar por dúvidas e mudar suas respostas. Mude-a apenas se notar que preencheu a alternativa de forma incorreta (por exemplo, você pretendia escolher a alternativa b e, sem querer, escolheu a alternativa c) ou se, de repente, se lembrar de algum fato relevante à questão do qual não se lembrara quando a respondeu.
7. Em provas de múltipla escolha, é comum que haja opções como: “Todas as alternativas estão corretas” e “Nenhuma das alternativas está correta”. Se você tem certeza de que uma delas é correta, evidentemente não escolherá a resposta “Nenhuma das alternativas está correta”. Se tem certeza de que uma das alternativas é incorreta, tampouco escolherá a alternativa “Todas as alternativas estão corretas”. Essa dica parece óbvia, mas, frequentemente, esse tipo de pergunta confunde o aluno, em especial se ele estiver nervoso durante o exame.
8. Se houver alguma pergunta com alternativas “Todas as alternativas estão corretas” e “Nenhuma das alternativas está correta”, e você notar que há, no mínimo, duas alternativas corretas, é provável que a resposta certa seja “Todas as alternativas estão corretas”. Mas mesmo que você saiba que duas delas estão incorretas, pense bem antes de marcar “Todas as alternativas estão incorretas”. Dificilmente essa será a resposta certa, pois o exame quer testar seu conhecimento, e não sua habilidade de detectar o que é falso ou incorreto. “Nenhuma das alternativas” é usada com frequência porque quem escreveu a questão não consegue pensar em mais de três ou quatro alternativas plausíveis para ela. Obviamente, não podemos garantir que seja sempre esse o caso. Nosso propósito aqui é oferecer dicas, não garantias.
9. Em muitos casos, a alternativa correta é a mais longa – a que traz mais informação. Se você não tem ideia da resposta e não consegue eliminar nenhuma das alternativas, escolha a mais longa.
10. Se há duas alternativas antitéticas, isto é, uma é o oposto da outra, é provável que uma delas seja a correta. Portanto, se você não tiver ideia da resposta, escolha uma dessas duas.
11. Se você conhece o assunto testado por uma questão, mas está tendo dificuldades em responder a ela porque parece haver mais de uma resposta possível, compare-as com cuidado. Deve haver algum detalhe em uma das alternativas que a torne incorreta. Caso contrário – se houver mais de uma alternativa correta – a questão será eliminada, o que é algo constrangedor para os autores e administradores do exame.
12. Lembre-se de que você está sempre buscando a melhor resposta – uma afirmação ou fato que seja sempre verdadeiro, sem exceção.
Dicas
para provas de múltipla escolha: como adivinhar com inteligência quando você
não faz ideia da resposta
As dicas a seguir devem ser
usadas em último caso, isto é, quando você, aluno, não tem ideia da resposta e
decide adivinhá-la. Em vez de escolher respostas de forma aleatória, de “olhos
fechados”, recomendamos o seguinte:1. Se há cinco alternativas – a, b, c, d, e – e você precisa adivinhar, mas não consegue eliminar nenhuma alternativa que seja obviamente incorreta, recomendamos que escolha a resposta b ou c. Essa sugestão é, inegavelmente, um pouco radical, mas a fazemos porque muitos autores de questões de múltipla escolha geralmente colocam a resposta correta em uma das alternativas do meio. O motivo disso é que muitos alunos completamente despreparados para a prova decidem escolher a primeira ou a última resposta para todas as questões, pois acreditam que, dessa forma, acertarão pelo menos 1/5 das perguntas. Os alunos imaginam que 20% das respostas são a, 20% são b, 20% são c, 20% são d e 20% são e. Portanto, acreditam que se escolherem sempre a mesma resposta, acertarão 20% das questões. Para evitar isso, muitos elaboradores de provas costumam colocar as respostas corretas nas alternativas b ou c.
Atenção: Muitos alunos se preocupam quando notam que há um padrão nas alternativas que escolheram. Por exemplo, muitas de suas respostas são a alternativa b. Outra possibilidade: as alternativas seguem um padrão como: a, b, a, b, a, b. Ao responder às questões, não se preocupe com coisas assim. Concentre-se em fazer uma boa prova. O importante é procurar a alternativa correta, e não se preocupar com padrões de respostas. Raramente um exame é feito com uma distribuição estatística equânime entre as respostas. É possível que muitas das alternativas corretas sejam a mesma letra.
2. Quando uma pergunta, principalmente na área de Humanas, inclui alternativas com termos muito absolutos – “sempre” ou “nunca” – é provável que sejam incorretas. Geralmente são as alternativas que contêm palavras como “geralmente” ou “na maioria dos casos” que são as corretas. O motivo disso é que, com exceção de uma Ciência Exata como Matemática, afirmar que algo é sempre verdadeiro dá margem a que a questão seja contestada e, possivelmente, anulada.
Alternativas
Verdadeiro/Falso (Certo/Errado)
Há vestibulares que utilizam
questões Verdadeiro/Falso em vez de questões de Múltipla Escolha. Não são
muitos os vestibulares que fazem isso, mas sugerimos algumas dicas para provas
desse tipo.1. Geralmente há mais alternativas verdadeiras do que falsas na prova. Lembre-se de que os examinadores querem testar o quanto você conhece e não o fato de você conseguir detectar informações incorretas.
2. Se você não for penalizado por escolher a resposta errada, sempre adivinhe, mesmo que você não tenha a menor ideia se a resposta é “verdadeiro” ou “falso”. Lembre-se de que em uma prova Verdadeiro/Falso, você sempre tem, no mínimo, 50% de chance de escolher a resposta correta. Afinal, há apenas duas possibilidades.
3. Leia a pergunta com muito cuidado antes de responder a ela. Os examinadores sabem que há apenas duas respostas (portanto, há muita chance de alguém fazer uma boa prova mesmo que não esteja bem preparado) e eles não querem que alunos mal preparados tenham um bom desempenho no exame. Portanto, as perguntas podem conter “pegadinhas”.
4. Ao mesmo tempo, não se torne paranóico: se você sabe a resposta, não fique imaginando que seja uma pegadinha. Por exemplo: Verdadeiro ou Falso: O Canadá se localiza na América do Norte. Você pode pensar que a pergunta é óbvia demais e que, portanto, deve haver uma pegadinha. Não há. Pode ser óbvia para você, mas não para outras pessoas.
5. Palavras como “sempre” e “nunca” geralmente indicam que a resposta é falsa. Por exemplo: Verdadeiro ou Falso: No Brasil, nunca neva. A alternativa não pode ser “Verdadeiro”, pois apesar de ser um evento raro, já nevou no Brasil.
6. Palavras e frases como “geralmente”, “às vezes”, “em muitos casos”, em geral significam que a resposta é “Verdadeiro”.
7. É importante ressaltar que, se qualquer parte de uma questão de Verdadeiro/Falso for incorreta, a resposta será necessariamente “Falso”. Contudo, se parte de uma frase for verdadeira, isso não significa que toda a afirmação é verdadeira. Todas as informações precisam estar corretas para que a resposta seja “Verdadeiro”.
Exemplos:
1. Os
Estados Unidos e a Inglaterra eram aliados durante a Segunda Guerra Mundial e
venceram a guerra.
Ambas as afirmações estão corretas. Portanto, a resposta é: Verdadeiro.
Ambas as afirmações estão corretas. Portanto, a resposta é: Verdadeiro.
Veja agora o próximo exemplo:
2. A capital
do Brasil é Brasília e se localiza no Amazonas.
Note que há duas afirmações. A primeira é correta, mas a segunda é incorreta. Assim, a resposta é: Falso. Esse exemplo demonstra porque é importante você ler a questão inteira. A primeira parte dela é correta. O aluno pode, por conseguinte, escolher a alternativa “Verdadeiro”, antes de terminar de ler a questão. Nesse exemplo, ela é composta por apenas uma frase. Mas há questões mais longas. Muitos alunos, preocupados com o limite de tempo, respondem à pergunta antes de lê-la por completo e isso é extremamente desaconselhável. Muitas parecem estar perguntando uma coisa e daí, no meio da questão, mudam de assunto. Se você não a ler a questão na íntegra, corre o risco de escolher uma resposta que seja factualmente verdadeira, mas que não seja a resposta à pergunta formulada.
O 10emtudo deseja a
você, aluno, muito sucesso em todas as suas provas – seja no colégio, no
vestibular ou no ENEM.Note que há duas afirmações. A primeira é correta, mas a segunda é incorreta. Assim, a resposta é: Falso. Esse exemplo demonstra porque é importante você ler a questão inteira. A primeira parte dela é correta. O aluno pode, por conseguinte, escolher a alternativa “Verdadeiro”, antes de terminar de ler a questão. Nesse exemplo, ela é composta por apenas uma frase. Mas há questões mais longas. Muitos alunos, preocupados com o limite de tempo, respondem à pergunta antes de lê-la por completo e isso é extremamente desaconselhável. Muitas parecem estar perguntando uma coisa e daí, no meio da questão, mudam de assunto. Se você não a ler a questão na íntegra, corre o risco de escolher uma resposta que seja factualmente verdadeira, mas que não seja a resposta à pergunta formulada.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Soneto 11
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentarse de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
(Luís
Vaz de Camões. Obras completas. Lisboa : Sá
da Costa, 1971.)
Unusual
people unusual jobs
Steve and Stella Baker live in California . They’ve got
two small children,
and they
are an average American family, except for one thing: she goes to work,he stays at home and looks after the children. Our reporter spoke to Steve
and Stella at their home in
“My wife has very good job. She’s an electronics engineer, and she works for
the
Jim Macartney is a helicopter pilot. He’s British, but he lives and works in
“I work for the hospital here. I take a doctor and two nurses in my helicopter
to the jungle. There are no roads in the jungle — only rivers. People go by helicopter
or by boat, or they walk.”
Mrs. Betty Brown is sixty-two. She’s a housewife, and a grandmother — and
a student! Mrs. Brown lives in Oxford, England, and goes to the University there.
She studies Japanese, and she is the first in her class. We asked Mrs. Brown how
She learns Japanese.
“My son lives in
magazines and newspapers, videos of Japanese TV programmes and cassettes
of Japanese radio programmes.”
(by: Compact English book / Wilson Antônio Liberato.
- São Paulo : FTD, 1988. p. 189-190)
to look after – cuidar jungle – selva to send – mandar; enviar
magazines – revistas grandmother – avó newspaper – jornal
(02) Steve’s home is in
(04) Stella Baker is Sixty-two.
(08) Steve looks after his children.
(16) Mrs. Brown studies Japanese.
(32) Mrs. Brown’s son teaches Japanese.
(64) Betty Brown is the first in her Japanese class.
( )
2. According to the text, choose the correct alternatives that
correctly describe the people’s occupations:
(01) Mrs. Brown is a housewife.
(02) Stella is an electronic engineer.
(04) Jim is a nurse.
(08) Steve is a doctor.
(16) Jim is a helicopter pilot.
(32) Mrs. Brown’s son is a teacher.
( )
3. According to the text, choose
the correct alternatives which
contains a correct answer for the question:
Where
do they live?
(01) Stella lives in California .
(02) Mrs. Betty
Brown lives in (04) Mrs. Brown’s son lives in
(08) Mrs. Brown lives in
(16) Jim lives in
(32) Steve lives in
( )
Obs.:
Este texto traduzido para Língua Portuguesa, e os exercícios resolvidos são
trabalho escolar de casa. (V. 2,0). E deverão ser enviados para o
e-mail: romacoj@yahoo.com.br
Relax!
Stress remedies
Whether
real or imaginary, the need
for
stress reduction has produced awhole range of remedies. Most are a
questions of common sense: talk to your
(5) friends and relatives; get good night’s
sleep; eat a well-balanced diet; cultivate
your sense of humor, and so on.
The “five-year test” is another.
recommended method. When you find
(10) yourself in a stressful situation, ask
yourself “Will this still be a problem
five years from now?” If you are stuck
in a traffic jam, the answer is obviously
no. Other tips include breathing exercises,
(15) jaw relaxation techniques, meditation
and massage. There is also a herbal cure
called Valerian which proponents
of natural remedies say has been
scientifically proved to reduce
(20) tension. And lastly, sex is widely considered
to be a powerful antidote to stress.
(by: Compact English book / Wilson Antônio Liberato.
- São Paulo : FTD, 1988. p. 189-190)
necessitando da somatória dos itens para se obter a resposta correta.
Só depois anote a resposta (soma) entre parênteses.
(02) efeitos nocivos do stress.
(04) remédios da medicina tradicional para o combate do stress.
(08) sugestões e técnicas alternativas para a redução do stress.
(16) basicamente a prevenção do stress.
( )
pelos termos à direita em:
(01) “and so on” (l.7) —
etc. (02) “five-year” (l.8) — fifth
(04) “stressful” (l.10) — restless
(08) “stuck” (l.12) — unable to move
(16) “jam” (l.13) — marmalade
(32) “widely” (l.20) — lovely
( )
3. O
termo indicado
corresponde à ideia expressa à direita em:
(01) “Most”
(l.3) — quantity (02) “still” (l.11) — intensity
(04) “If ” (l.12) — condition
(08) “Other” (l.14) — contrast
(16) “also” (l.16) — inclusion
(32) “lastly” (l.20) — consequence
( )
4. “______ of your history and the lives of ______ our great men
and women recreated by the movies”.
Choose the alternative(s) that can complete the
sentences above correctly.
(01) much
— much (08) a lot — a lot(02) much — many (16) a lot — much
(04) many — much (32) a lot — many
( )
5. The author ______ some
articles about Americans prisons in magazines.
(01)
write (04) has written(02) wrote (08) have written
( )
Obs.: Este texto deverá ser traduzido para Língua Portuguesa e os exercícios deverão ser resolvidos,
como trabalho de casa. (V. 2,0). O mesmo (tradução e exercícios resolvidos) deverá ser enviado
para o e-mail: romacoj@yahoo.com.br
domingo, 20 de julho de 2014
Black Thursday
New York, Oct. 24, 1929. Due to heavy economic speculation, the stock market of the United States in Wall Street crashed abruptly. A record of nearly 3 million shares were traded. Banks and investment companies tried to avoid the panic buying great blocks of stock, but their attempts were in vain. The first day of real panic got known as “Black Thursday”.
Unfortunately, the panic continued on “Black Monday” and on “Black Tuesday” (Oct. 29), when 6 million shares were traded and the stock market collapsed completely.
The Great Crash precipitated the Great Depression, a 10-year economic slump affecting all the Western industrialized countries. A lot of bankruptcies occurred, causing a large unemployment rate, with severe and dramatic consequences.
(Adapted from Encyclopaedia Britannica,
1992, vol. 11, p. 277)
Answer the questions following questions in Portuguese according to the text:
1. O que causou a “Quinta-feira negra” de Wall Street?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
2. Que medida de emergência foi adotada e qual o resultado?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3. Em que dia da semana a bolsa de valores de New York quebrou por completo?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. O que foi a Grande Depressão?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5. Relacione as colunas:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5. Relacione as colunas:
1. due to ( ) utterly
2. abruptly ( ) insolvency
3. nearly ( ) decline
4. trade ( ) number
5. completely ( ) owing to
6. slump ( ) unexpectedly
7. a lot of ( ) many
8. bankruptcy ( ) buy; to sell; exchange
9. rate ( ) almost
10. collapse ( ) fall
(by: Compact English book / Wilson Antônio Liberato. - São Paulo : FTD, 1988. p. 138-139)
ANSWERS:
Answer the questions following questions in Portuguese according to the text:
Answer the questions following questions in Portuguese according to the text:
1. O que causou a “Quinta-feira negra” de Wall Street?
A grande (pesada/forte) especulação econômica.
2. Que medida de emergência foi adotada e qual o resultado?
Os bancos e as companhias de investimentos tentaram evitar o pânico comprando grandes
quantidades de ações, mas o resultado foi em vão.
quantidades de ações, mas o resultado foi em vão.
3. Em que dia da semana a bolsa de valores de New York quebrou por completo?
Na terça-feira.
4. O que foi a Grande Depressão?
Um período de 10 anos de queda econômica que afetou os países industrializados ocidentais.
Ocorreram muitas falências, causando grande desemprego com graves e drsamáticas
consequências
Ocorreram muitas falências, causando grande desemprego com graves e drsamáticas
consequências
5. Relacione as colunas:
1. due to ( 5 ) utterly
2. abruptly ( 8 ) insolvency
3. nearly ( 6 ) decline
4. trade ( 9 ) number
5. completely ( 1 ) owing to
6. slump ( 2 ) unexpectedly
7. a lot of ( 7 ) many
8. bankruptcy ( 4 ) buy; to sell; exchange
9. rate ( 3 ) almost
10. collapse ( 10 ) fall
segunda-feira, 30 de junho de 2014
The rescue
Twenty-two Vietnamese refugees, including six women and three children
were rescued from an open boat in the South China Sea
last Tuesday. They had no food or water, and their boat was sinking. John
Silver, captain of the Pacific Star,
found the boat and bought the refugees to Hong Kong ,
where they are now in a special government camp. This story has a happy ending.
Captain Silver fell in love with one of his unexpected passengers, and
yesterday he married Miss Kim.
(by: Compact English book / Wilson Antônio
Liberato.
- São Paulo : FTD, 1988. p. 189-190)
Vocabulary:
refugees − refugiados including − incluindo
to rescue − salvar, socorrer, resgatar sinking − afundando
to find
(found) − encontrar to
bring (brought) − trazer
to fall in love with (fell) − apaixonar- se por to marry −
casar
unexpected − inesperado
Lembre-se, são questões subjetivas, necessitando
da somatória dos itens para se obter
a resposta correta. Só
depois anote a resposta (soma) no retângulo.
1. According to the text which proposition(s) is (are)
true?
(01) A boat was rescued in the South China Sea .
(02)
Captain Silver’s boat was called Pacific
Star.
(04) The
captain married one of the passengers.
(08) The
rescue happened on a Tuesday.
(16) The
people in the open boat were English.
(32)
Twenty-two people were rescued.
( )
2. According to the
text, which information about the open boat is true?
(01) It was sinking.
(02) There
was a lot of food in it.
(04) It was
found by John Silver.
(08) There
weren’t any children in it.
(16) It was
a very big boat.
(32) It was
found in the South China Sea .
( )
3. According to the text, choose the correct proposition(s) to complete the following
sentence:
“The refugees were brought to
______________.”
(01) The United States .
(02) Hong Kong .
(04) Vietnam .
(08) a government camp.
(16) the Pacific Ocean .
( )
4. Choose the correct translation(s)
for the following sentences:
“He fell in love with one of his
unexpected passengers.”
(01) Ela se apaixonou por um dos seus desesperados
passageiros.
(02) Ele
se encontrou com um passageiro desesperado.
(04)
Ela gostou de encontrar-se com muitos passageiros inesperados.
(08)
Ele se apaixonou por uma de suas inesperadamente passageiras.
(16) Ela se apaixonou inesperadamente por
um dos passageiros.
( )
5. Which of the proposition(s) contain(s) an expression of time?
(01) He found a boat.
(02) He
married Kim yesterday.
(04) There
was an accident last Tuesday.
(08) They
had no water.
(16) They
are in Hong Kong today.
(32) They
brought the boat to Hong Kong .
( )
6. Which statement(s) is (are) correct?
(01) The teacher is wearing a T-shirt
and all the students (three boys and two girls) are wearing skirt.
(02) There
is a schoolbag nest to one of the girl’s desk.
(04) There
are less than three books on the floor.
(08) There
are more than five students in the picture.
(16) The
teacher is standing and pointing to the chalkboard with a stick.
(32) The
teacher isn’t thin. He isn’t very young either.
(64) One of
the girls is writing and the other is too.
( )
3. (2 + 8 = (10) / 4. (8)
5. (2 + 4 + 16 = (22) / 6. (2 + 4 + 16 + 32 = (54)
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